Terapia “Seja Bom para Si Mesmo”

Confie em si mesmo. Você sabe o que deseja e precisa.

Coloque-se em primeiro lugar. Você não pode ser nada para ninguém a menos que cuide de si mesmo.

Deixe que seus sentimentos sejam conhecidos. Eles são importantes.

Expresse suas opiniões. É bom se ouvir falar.

Valorize seu pensamento. Você faz bem. Se não valorizar, ninguém mais o fará.

Tome o tempo e o espaço que necessitar… Mesmo que outras pessoas desejem algo de você.

Quando precisar de alguma coisa, não se convença do contrário. Mesmo que você não a possa ter, está CERTO precisar.

Quando você estiver amedrontado, deixe alguém saber. Isolar-se quando está amedrontado torna a coisa pior.

Quando se perceber fugindo, permita-se sentir o medo. Pense que o que você teme acontecerá e decida o que precisa fazer.

Quando estiver com raiva, permita-se sentir a raiva. Decida o que quer fazer; simplesmente sinta isso, expresse isso ou aja.

Quando estiver triste, pense no que seria confortador. Quando estiver magoado, diga isso à pessoa que o magoou. Manter o sentimento dentro faz com que ele cresça.

Quando tiver trabalho a fazer e você não é o que quer, decida o que realmente precisa ser feito e o que pode esperar.

Quando desejar algo de alguém, peça. Você ficará bem se a pessoa disser não. Pedir é ser verdadeiro consigo mesmo.

Quando precisar de ajuda, peça. Aceite que as pessoas digam não se elas não quiserem dar essa ajuda.

Quando as pessoas colocam você para baixo, geralmente tem a ver com elas, e não com você. Peça a outra pessoa o que você precisa.

Quando se sentir sozinho, saiba que há pessoas que desejam estar com você. Imagine como seria estar com cada uma delas. Decida se quer fazer com que isso aconteça.

Quando se sentir ansioso, permita-se saber disso em sua mente. Você se moveu para o futuro, para algo assustador, e seu corpo produziu energia para isso. Volte ao presente.

Quando desejar dizer algo amoroso a alguém, vá em frente. Expressar seus sentimentos não cria um compromisso.

Quando alguém gritar com você, apóie a si mesmo fisicamente, relaxando em sua poltrona ou colocando seus pés firmemente no chão. Lembre-se de respirar. Pense na mensagem que a pessoa está tentando transmitir a você.

Quando estiver perturbando a si mesmo, pare. Você faz isso quando precisa de alguma coisa. Descubra o que precisa e vá atrás.

Quando tudo parece errado, você fica devastado e precisa de algum conforto. Peça. Depois, você pode pensar no que precisa fazer.

Quando quiser falar com alguém novo e ficar temeroso, respire. Não comece a ensaiar, simplesmente arrisque. Se não der certo, você pode deixar de lado.

Se estiver fazendo algo que não gosta de fazer, assim como fumar ou comer muito, pare. Pense no que realmente deseja. Se estiver empacado e não puder pensar claramente, fale com alguém.

Quando não puder pensar claramente, pare de pensar. Sinta.

Quando precisar de amor, entre em contato com alguém. Há pessoas que amam você.

Quando está confuso, geralmente é porque você imagina que deveria fazer uma coisa e quer fazer outra. Dialogue consigo mesmo ou apresente os dois lados para alguém.

Quando se sentir estressado, acalme-se. Deliberadamente, diminua sua respiração, seu discurso e seus movimentos.

Quando tiver lágrimas, chore. Se sentir vontade de chorar e não for um lugar adequado para chorar, admita sua dor e prometa a si mesmo uma boa chorada mais tarde. Mantenha sua promessa.

Quando tudo parecer cinza, procure a cor.

Se alguma destas regras parece errada para você, converse sobre ela com alguém. Depois, reescreva-a para que ela se adapte a você.

Texto do site PRAVS WORLD – Tradução: Sandra Barroca

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